banner

Eficiência energétca

01/08/2018 / 3 anos atrás

É possível um carro funcionar movido apenas a energia solar?

Enquanto muitas pessoas estão imaginando como vai ser a vida com carros do futuro movidos a energia elétrica – ou mesmo dirigidos automaticamente –, outras pessoas já trabalham há tempos em veículos que abandonam o combustível comum por completo. E qual fonte de energia eles usam, nesse caso? O Sol, obviamente.

Apesar de não serem nem de longe um número tão grande quanto os conceitos de outros veículos pelo mercado, protótipos desse tipo de carro vêm surgindo em quantidades cada vez maiores. Muitos deles, vale notar, chegam a competir no World Solar Challenge, focado apenas na criação de veículos solares.

Já existem alguns modelos interessantes como o Ford C-Max Solar Energi, o CUER, o Immortus e até um Audi TT, mas o Nuna 8 é provavelmente o veículo movido a energia solar mais bem-sucedido dos últimos tempos. Apenas tente não estranhar demais seu visual: feito pela equipe vencedora dos cinco últimos torneios World Solar Challenge, o Nuna 8 traz um design curioso, composto de um enorme painel solar curvado com uma pequena cabine em um dos cantos.

Apesar do visual um tanto diferente, este carro é bastante eficiente. Ele foi capaz de participar de uma corrida de 3 mil quilômetros no percurso que liga as cidades Darwin a Adeleide, na Austrália, movendo-se a uma média entre 95 e 100 km/h e vencendo a disputa.

Quer saber mais sobre energia solar/sustentabilidade? Não deixe de acompanhar nossas matérias!!

Conta pra gente o que achou!

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)