banner

Sustentabilidade

29/08/2018 / 3 anos atrás

A primeira ilha no Mediterrâneo que funcionará apenas com energia solar e eólica

A primeira ilha no Mediterrâneo que funcionará apenas com energia solar e eólica

A ilha grega de Tilos vai ser a primeira no mar Mediterrâneo a usar exclusivamente, no dia a dia, energia eólica e solar. O projeto já foi iniciado mas ainda existem vários testes a decorrer.

É previsto estar totalmente funcional no final de 2018 e vai armazenar energia para as épocas de maior procura. E esta primeira ilha sustentável no Mediterrâneo é um verdadeiro sonho.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a ilha grega vai funcionar unicamente com poderosas baterias que vão ser alimentadas por campos de painéis solares e turbinas eólicas – com 800 quilowatts de potência. Este projeto tem o mesmo nome da ilha, TILOS, – Techonology Innovation for the Local Scale Optimum Integration of Battery Energy Storage. Estas baterias vão ser usadas principalmente durante a noite e em alturas com excesso de turismo.

Esta ilha no Mediterrâneo tem uma população de aproximadamente 400 pessoas durante o inverno. Mas recebe cerca de 3 mil visitantes todos os verões tornando a utilização de energia inconstante.

A Comissão Europeia está a planear utilizar este território grego como um modelo e replicá-lo em outras ilhas no Mediterrâneo. Possivelmente mais cedo do que pensa, vai poder visitar um grande número de ilhas totalmente sustentáveis. Um verdadeiro sonho, não?

Quer conhecer mais sobre energia solar/sustentabilidade/baterias de lítio? Fique ligado em nossas publicações!!

SoLigado 

Conta pra gente o que achou!

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)